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Faça-se ouvir e dê a conhecer os seus produtos e serviços a todo um mundo de potenciais consumidores. Cada dia são mais as ferramentas e canais digitais que temos ao dispor para comunicar e fazer frente a mercados cada vez mais competitivos. O Marketing Digital é uma área cada vez mais fundamental para as empresas e é essencial garantir que estamos um passo à frente dos concorrentes directos.
Aposte numa campanha digital integrada, onde potenciamos as principais ferramentas todas à volta dos mesmos objectivos, quer sejam notoriedade ou aumento das vendas, ou prefira determinado serviço como por exemplo SEO, Google Adwords, Gestão de Redes Sociais, E-mail Marketing, entre outros e melhore a sua presença e resultados online.
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SEO (Otimização para motores de busca)

O conceito de SEO (Otimização para Motores de Busca) passa por otimizar o website de forma a que este apareça o melhor classificado possível nos motores de pesquisa para certos termos de pesquisa de um modo gratuito.
Para isto, começamos por analisar quais os termos de pesquisa mais relevantes para a sua atividade, e que tipo de pesquisas fazem os consumidores quando pretendem saber algo dentro dessa atividade, e a partir daí otimizamos o site em torno das mesmas, de forma a que se consiga, para além de melhorar a posição do website nas pesquisas e de aumentar o seu tráfego, angariar visitas muito mais qualificadas e interessadas no que o site e empresa oferecem. Desde o endereço da página, ao mapa do site, e até aos conteúdos que este vai ter, tudo tem de ser pensado contemplando a otimização para motores de busca.
Este último ponto, Conteúdos, é talvez o mais fundamental de todos e também aquele que envolve mais trabalho e conhecimento especializado, pois se bem planeado e estruturado, será possível uma melhoria muito significativa na posição do site nos rankings, tornando-se o principal gerador de visitas.
Para além da otimização interna (on-page) fazemos também otimização externa (off-page), construindo uma estrutura de links que sejam relevantes para o seu site e assim o ajudem a subir no ranking dos motores de pesquisa, uma técnica denominada de Link Building.
Hoje em dia o SEO é uma ferramenta essencial para qualquer empresa dado que os motores de busca são o meio mais utilizado para procurar informações sobre determinado produto ou serviço, sendo que o Google, por exemplo, é o site com mais tráfego de toda a internet.
Torna-se ainda mais relevante quando sabemos que cerca de 90% dos clicks são em resultados que aparecem na primeira página.
Resumindo, se a sua marca não estiver bem posicionada nos motores de busca, a probabilidade de sucesso do seu website torna-se muito reduzida, e os seus concorrentes ganham vantagem.

Adwords

Com esta tática conseguimos colocar anúncios nas páginas de resultados dos motores de busca (à direita e em cima) sempre que um utilizador pesquisar por uma palavra chave que se inclua na sua área de atividade e seja relevante para o target.

A grande vantagem do Search Engine Advertising é sobretudo a sua elevada capacidade de targeting visto que estes anúncios surgem de acordo com os termos pesquisados, aparecendo apenas quando são mais relevantes, o que gera tráfego mais qualificado para o seu site, isto é, utilizadores muito mais interessados naquilo que tem para oferecer.

Sendo que a maior parte das pessoas recorre aos motores de busca para se informar melhor antes de efetuar uma determinada compra, se a sua marca conseguir surgir nessa mesma pesquisa com uma oferta totalmente segmentada de acordo com o que foi pesquisado, que seja interessante e que cative, é bem possível que essa compra vá ser a do seu produto.

Existem ainda outras vantagens inerentes a esta ferramenta, nomeadamente a possibilidade de pagar apenas por cada clique efetuado (Pay per click),ou seja, só se o utilizador entrar efetivamente no site é que paga, o que faz desta ferramenta um bom investimento.

A partir de plataformas como o Google Adwords, é possível implementar rápida e facilmente a sua campanha, garantindo uma monitorização constante e em tempo-real do estado e dos resultados da mesma, permitindo que a qualquer altura se façam ligeiras alterações para a sua continua otimização.

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Facebook Ads

As redes sociais são atualmente onde os utilizadores passam a maior fatia do seu tempo online. Em Portugal quase 5 milhões de pessoas têm contas em redes sociais como Facebook.
Assim sendo, é natural que também este seja um meio através do qual as pessoas procuram e se informam a respeito de produtos e serviços que pretendem adquirir, quer seja através das páginas das próprias marcas ou serviços ou através da interação com outras pessoas da rede, revelando-se fundamental explorar todo este potencial em proveito da sua marca, daí o crescente investimento em Social Media Marketing (SEA + Community Management) que se vem verificando.
Social Media Advertising ( Publicidade em Redes Sociais) é um recurso que nos permite montar campanhas altamente segmentadas por critérios demográficos, por interesses, gosto e hábitos, visto que os utilizadores fornecem todos esses dados à própria rede.
É-nos possível criar campanhas com um grau de precisão incrível, por exemplo: se tivermos a promover uma campanha de um evento musical em Lisboa, podemos fazer targeting a pessoas que sejam de Lisboa e arredores, com idades entre 18-45, sexo masculino e feminino, que gostem de festivais e música, que sejam fãs de páginas das bandas que vão a este evento, etc. É possível afinar ao máximo, garantido que só atingimos pessoas que já sabemos que se interessam pelo que estamos a comunicar, constituindo público altamente qualificado.
Criando uma mensagem atraente e adequada a este target, que o envolva e o faça querer partilhar e ‘gostar’ da sua marca, conseguirá grandes resultados sobretudo a nível de notoriedade e de engagement entre a sua marca e os consumidores, e consequentemente levar a aumentos nas vendas. O facto de as pessoas se encontrarem normalmente a navegar nestas redes por mera recreação e de forma lúdica, é também um desbloqueador que permite que encarem mais positivamente os anúncios e quaisquer solicitações por marcas de que gostem, de que é exemplo a publicidade no Facebook, que consegue bons resultados com um investimento reduzido.
Publicidade na plataforma LinkedIn, por outro lado, é uma excelente forma de potenciar negócios B2B, visto esta ser uma ferramenta profissional onde os profissionais e as empresas buscam soluções para a sua atividade.

Gestão de Redes Sociais

ão importante como construir uma rede de contactos e de seguidores nas redes sociais é…saber lidar e manter esses contactos de forma a continuamente reforçar o laço que existe entre eles e a marca. É ai que a Gestão de Redes Sociais se torna indispensável.
Não basta convencer as pessoas a aderirem à nossa página em determinada rede social. É necessário criar uma relação com elas, mantê-las interessadas e felizes com a marca, caso contrário, podem sentir-se frustradas e até enganadas pela marca ao aderirem a uma página que não lhes traz valor nem reconhecem interesse.
Isto passa sem dúvida por promover uma constante interação, apelar à participação e ao feedback do público e proporcionar-lhes também conteúdos que sejam do seu interesse e os façam manterem-se ligados à marca, não só através da página de Facebook, por exemplo, mas de um modo geral.
Isto é especialmente importante quando olhamos para estudos recentes, confirmados pelo próprio Facebook, que nos dizem que as publicações que fazemos hoje nas nossas Páginas apenas atingem menos de 10% dos "Fãs" que fizeram Gosto, mesmo que eles tenham verdadeiramente mostrado interesse em seguir a página. Trata-se da mecânica natural do algoritmo desta rede social, cujo objetivo será o de fazer as marcas investirem em Publicidade, existindo no entanto formas de aumentar este alcance, através de uma gestão profissional e bem planeada.
Um dos métodos com grande sucesso é a criação de passatempos e promoções específicas e exclusivas para os seguidores da marca, levando-os não só a motivarem-se para participar e interagir com a marca como, ainda, a chamar também os seus amigos para junto da marca, explorando uma das principais características das redes sociais – o fator viral. Neste sentido, temos também know-how na criação de Aplicações Facebook para todo o tipo de objetivos, de que é exemplo a criação de passatempos.
Uma boa gestão de Redes Sociais é então imprescindível para qualquer marca, na medida em que há que estar sempre atento e responder prontamente ao que perguntam e comentam sobre a sua empresa assim como 'agarrar' os fãs com conteúdos ricos e interessantes.
A gestão da presença nestes canais é muitas vezes vista, erradamente, como uma tarefa que pode ser entregue despreocupadamente a um qualquer estagiário da área de comunicação com um mínimo de conhecimentos informáticos na ótica de utilizador, no entanto, chamamos sempre à atenção de que é a identidade e credibilidade da marca/empresa que está em jogo e já são muitos os casos de estudo onde uma má gestão levou ao denegrir da marca e correspondente quebra nas vendas.
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E-mail Marketing

O E-mail Marketing continua a ser umas das mais poderosas ferramentas de web marketing. Além de manter o altíssimo poder de segmentação característico dos meios online, o e-mail marketing é talvez aquele que consegue maiores taxas de conversão e consequentemente, maior ROI.
Acontece que hoje em dia muitas empresas utilizam indevidamente esta técnica e o resultado é que as suas comunicações vão parar diretamente ao “lixo” das contas de e-mail do seu público-alvo, ao serem consideradas como “spam”. Uma campanha de e-mail marketing é tudo menos enviar uma comunicação para o maior número de contactos possível e esperar que uma percentagem desses seja convertida. Esta técnica assenta num pilar fundamental: Permission Marketing. A única maneira de uma campanha deste género resultar é se as pessoas estiverem dispostas e consentirem que lhe enviemos comunicações para as suas contas de e-mail, e o muito do sucesso do e-mail marketing baseia-se no número de opt-ins que conseguimos e em pensar em formas de os obter. Podemos ser nós a obter esses contactos ou podemos requisitar mailing lists e bases de dados a terceiros, sempre dentro das definições de permission marketing.
O e-mail marketing é uma excelente maneira de fortalecer e trabalhar as relações com clientes já existentes tal como de contactar e captar novos clientes, conseguindo sempre uma monitorização constante e pormenorizada dos resultados da campanha, permitindo assim um contínuo melhoramento. Quantos e-mails foram abertos? Quantos não foram? Quantas pessoas carregaram nos links? Quantas acabaram mesmo por efetuar uma compra? Todos estes dados são simples e rápidos de obter, e constituem informação vital para o sucesso da campanha.

Display Advertising

Display Advertising consiste na promoção de uma campanha através de anúncios gráficos estáticos ou animados em websites selecionados. Anúncios esses que podem ser de todos os tipos e tamanhos, interativos ou não, e que visam sobretudo captar a atenção de quem entra em determinado site.
Numa campanha de Display Advertising, como em qualquer outra ação de marketing, avaliamos primeiramente o target e os objetivos a que se propõe a campanha e tentamos veicular os anúncios em sites que façam match com as características desse target e que façam parte dos seus hábitos e interesses.
Outro ponto importante é a posição e tamanho que os anúncios devem ocupar, procurando sempre obter bastante exposição e correspondente conversão. O mesmo anúncio em dois sítios diferentes de um site é quase certo que a taxa de conversão entre um e outro será diferente, daí a importância de um bom planeamento.
Uma das vantagens do Display Advertising é que é uma técnica que permite uma muito elevada segmentação dado que os anúncios podem ser inseridos em qualquer site, bastando apenas identificar aqueles onde o target está mais presente e que mais se identificam com a área de atividade da sua empresa.
Relativamente aos formatos deste tipo de anúncios, os mais utilizados são:
  • Leaderboard (728x90) 
  • Banner (468x60) 
  • Mrec (300x250) 
  • Overlay (400x400) 
  • Skyscrapper (120x600) 
  • Takeover (topo e laterais do site)
Esta é uma ferramenta que, quando bem planeada e executada, consegue normalmente atingir bons resultados para o anunciante, atraindo público altamente qualificado para os seus produtos ou serviços.
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